quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tipos de recepção

Meninas, decidi pesquisar e escrever um pouco sobre os tipos de recepção que podem ser oferecidas num casamento após percerber que algumas noivas confundem muito esse assunto.



Brinde: O brinde é uma forma de recepção mais simples, uma opção para os casais que não querem fazer um grande investimento na comemoração do casamento ou não têm perfil para badalação. Geralmente é opção para os casamentos que acontecem até às dezessete horas. Apesar de simples, é super elegante e sofisticado! Nessa modalidade de recepção, os noivos recebem seus convidados num espaço (geralmente salão paroquial) e oferecem comidas em mesas de frios e de doces e os garçons circulam com bebidas alcoólicas e não-alcoólicas. Deve haver uma decoração leve com flores naturais, mesas de apoio para os convidados acomodem seus copos e agumas cadeiras e pufes para os idosos (não  há necessidade de acomodar todos os convidados pois se trata de uma recepção rápida, durando em torno de duas horas). Após as fotografias e cumprimentos é servido o bolo, que pode seguir a tendência atual e ser de cupcake, dispensando pratos e garfos, servindo também como lembrança. Acho importante deixar claro no convite de casamento a modalidade de recepção: "após a cerimônia os noivos receberão os convidados para um brinde".



Coquetel: O coquetel é uma modalidade de recepção semelhante ao brinde, entretanto deve contar com maior quantidade de garçons para servir, além das bebidas, alguns canapés e salgados. É importante oferecer comidas que dispensem o uso de talheres, exceto pelo bolo, dispensando pratos e estrutura de mesas e cadeiras que se tornariam necessárias. Alguns coquetéis optam por uma mesa de massas, o que encarece um pouco o orçamento, mas substitui o jantar, bem mais oneroso. Com a opção pela mesa de massas torna-se necessária a acomodação dos convidados. Apesar de ser menos informal que o jantar, o coquetel não deixa de ser uma forma completa e aconchegante de recepção.



Jantar: O jantar é a forma mais tradicional de recepção de casamentos. Eles pedem um pouco mais de formalidade e sofisticação. Geralmente são opção para casamentos após às dezenove horas e são precedidos de coquetel de entrada. É importante certificar-se de que todos os convidados estarão confortavemente acomodados. A escolha do cardápio deve levar em conta o perfil dos convidados. Não é interessante pensar somente no gosto dos noivos, seus convidados precisam sair satisfeitos. É valida a diversidade: assim como os mais velhos preferem salgados mais tradicionais, os jovens preferem finger foods, mini-empratados e canapés, e as crianças sempre optam por doces. No jantar é elegante oferecer mais de uma opção, como carne vermelha e peixe, sendo, dessa forma, mais fácil de agradar à maioria. Acho válida a opção pelo vinho quando a modalidade de jantar é foma de recepção; fica fino e não há erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário