sábado, 11 de junho de 2011

Bem casados!


O bem casado é uma da mais tradições mais antigas relacionadas ao casamento. Tem origem européia, possivelmente portuguesa, entre os séculos XVIII e XX. Sua receita sofreu mudanças ao longo dos anos e atualmente, o doce geralmente é feito de massa tipo pão-de-ló e recheio de doce de leite. 



O bem casado representa a união do casal através da cumplicidade e respeito mútuo. Como é composto de duas unidades unidos pelo recheio, retrata, de forma simbólica, que duas pessoas se tornam uma só.



"Diz a lenda, que todo aquele que saborear um bem casado será abençoado com a mesma sorte e felicidade no amor. Basta fazer um pedido antes da primeira mordida."




Os bem casados são lembrança tradicional e elegante num casamento, além de participar de forma importante na decoração do ambiente. A criatividade é o limite! 
A conta do número de bem casados geralmente é feita da seguinte forma: no mínimo 1 doce por convidado, no máximo 1,5 doce por convidado.

Coincidência, ou não, adoro bem casados, não deixo de comer nenhum dos que ganho de lembrança nos casamentos e sempre tenho um pensamento feliz na primeira mordida!

Fontes: http://www.guiaparanoivas.com.br/
            http://vivacerimonial.blogspot.com/
            http://casandoemsalvador.blogspot.com/
            http://www.fatimabemcasados.com.br/

4 comentários:

  1. Renatinha, adoro o bem-casado...mas ainda não escolhi o meu! Também estou pensando em outra possibilidade, mas não abro mão do meu bem-casado! Tradição!!! :P
    Cintia

    ResponderExcluir
  2. Cíntia, claro que é possível ter mais uma opção de lembrança mas, acho o bem casado fundamental! :) Sem contar que eu adoroooooo!!!! Já escolhi o meu! Tão lindo!!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou das que não faz questão desse item por não ser muito fã, mas um bem-casado bem embalado traz um charme todo especial à decoração do casamento.
    tô amando seu blog. Falta vc passar lá no meu, né?! rsrs
    bjuus

    ResponderExcluir
  4. Recentemente fui a um casamento que, além do bem-casado, oferecia mini-bolos que eram verdadeiras obras de arte. Acho que essa pode ser uma nova tendência nos casamentos.

    ResponderExcluir