sábado, 4 de junho de 2011

Entendendo o buffet!

Bom, o próximo passo após a pesquisa por orçamentos de buffet é a análise das propostas recebidas. Nem sempre entendemos o que os buffets estão oferecendo através do que está discriminado no orçamento então, achei interessante um material que encontrei aqui na internet "traduzindo o buffet", me inspirei nele e decidi compartilhar com vocês para esclarecer essas dúvidas!


Coquetel volante: é a entrada, o que inicia o serviço. São os tradicionais salgados que são servidos pelos garçons em bandejas durante a recepção. Esses salgados podem ser fritos, assados, cremes servidos em tarteletes e canapés frios.



Mini-empratados: são opções de pratos quentes servidos em pequenas porções também pelos garçons. Podem ser oferecidos em louça ou mini taças de vidros. Dispensa mesa de buffet e dinamiza a recepção evitando aquela formação de filas nem sempre elegante. Normalmente o cardápio é composto de risotos, massas, carne, peixe, salada.



Finger food: é exatamente o que o nome sugere - comida para comer com as mãos. Apesar da forma simplificada de servir, os finger food não ferem a etiqueta e representam uma opção descolada e fina para recepções de casamento. São comidinhas oferecidas em copinhos, palitinhos, colherzinhas, cumbuquinhas, dispensando o uso de talheres. Os recipientes utilizados para servir, são um trunfo também o visual de uma festa.



Canapés: São petiscos preparados sempre com uma base, como pão, torrada ou biscoitos crackers e manteiga temperada. Constituem pequenas produções culinárias que devem ser consumidas em um ou no máximo duas mordidas.Alguns buffets incluem os canapés entre os figer foods.



Grissinis: São palitinhos crocantes geralmente servidos nas mesas de antepastos para acompanhar patês e manteiga temperada. 



Antepastos: os antepastos são porções de alimentos servidos antes da refeição principal. Podem ser compostos de ingredientes únicos como queijos, salames, presuntos, ou preparados como manteigas e pães.

Buffet frio: se refere à mesa organizada com alimentação à parte da culinária quente servida pelos garçons. Geralmente inclui os antepastos, pães, terrines, grissinis, saladas, salmão, vinagretes, pernil, rocamboles entre outros pratos.



Terrines: são uma espécie de patê diferenciado, um pouco mais consistente, assado e fatiado. Geralmente são oferecidos frios. Tem se tornado comuns em recepções de casamento, não somente pelo sabor, mas também pela apresentação visual, muito convidativa à degustação.
Mix de pães: . é o termo utilizado pelo buffet para descrever opções variadas de pães em sabores e formatos para acompanhar as pastas, vinagretes e queijos.
Mesa digestiva: mesa onde são servidos café, chá, sequilhos, licores, chocolates, trufas... São montadas, geralmente, na saída da festa.  É recomendada quando o tipo de recepção escolhida inclui pratos quentes como mini-empratados ou jantar.
Espero que com essa ajudinha fique mais fácil entender os serviços oferecidos pelos buffet e assim definir o que é interessante ou não para nossa recepção! Se alguma de vocês tiver algo a mais para contribuir no nosso "vocabulário", a ajuda será muito bem vinda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário